5 dicas de uma empreendedora que conquistou o mundo

gircileneGircilene de Castro saiu do interior de Minas Gerais e montou uma empresa de R$ 3 milhões. Hoje, ela conta sua história para inspirar mulheres

Gircilene de Castro, de 40 anos, não consegue lembrar de sua infância em Dionísio, no interior de Minas Gerais, sem sentir um nó se formando em sua garganta. Aos sete anos, ela viu sua mãe se mudar para Belo Horizonte para sustentar a família, com o emprego de camareira em um hotel. Ela e os irmãos acabaram sendo criados pela avó, em uma casa sem energia elétrica e sem água.

Ao longo de sua vida, a mineira estudou e trabalhou muito para conseguir superar o cenário de adversidades no qual foi criada. Há seis anos, ela fundou a Alimex, uma empresa de alimentação que, hoje, tem entre seus clientes a construtora Andrade Gutierrez.

Gircilene foi a primeira brasileira a participar do programa 10.000 Mulheres do banco de investimentos Goldman Sachs. Com a ajuda do projeto, sua empresa multiplicou de tamanho -em 2013, o faturamento chegou aos R$ 3 milhões. Atualmente, ela é uma das porta-vozes da iniciativa e viaja o mundo para dar palestras a empreendedoras.

A história completa de Gircilene e de sua empresa é tema de uma matéria da edição de julho de Pequenas Empresas e Grandes Negócios. A seguir, você confere cinco dicas da empreendedora para quem tem o seu próprio negócio:

1. Encare os problemas de frente

“Eu vejo que alguns empreendedores têm o costume de reclamar muito e não resolver os problemas. Eles criticam, por exemplo, a falta de mão de obra. Sim, o Brasil tem mesmo um problema de falta de mão de obra, mas se voce não fizer nada a respeito nunca irá resolver essa questão. Eu percebi, por exemplo, que ter menos funcionários com uma maior qualidade é mais vantajoso do que ter vários e uma qualidade menor. Por isso, resolvi usar o dinheiro que gastaria contratando mais gente para oferecer benefícios e, assim, atrair uma mão de obra mais qualificada.”

2. Busque conhecimento

“Logo depois de fundar a Alimex, percebi que precisava de mais conhecimento em finanças. E por isso fui atrás de programas para aprender mais, para me especializar. Eu aprendi que não adianta ter determinação e força de vontade se você não tem conhecimento. Você precisa ter uma base sólida para fazer as coisas darem certo.”

3. Dê a cara para bater

“No começo, eu não tinha dinheiro para divulgar a minha empresa, então tive de improvisar. Coloquei uma pasta debaixo do braço e saí pelo meu bairro em Belo Horizonte apresentando a Alimex. Bati de porta em porta durante dois meses, até conseguir o primeiro cliente. A partir daí, as coisas decolaram.”

4. Escolha bem um parceiro

“Antes da Alimex, eu havia fundado uma outra empresa de alimentação, a GSA, com um sócio. Ele era amigo do meu marido, mas eu não o conhecia tão bem. Quando precisei me ausentar por algum tempo do negócio, ele perdeu o único cliente que tínhamos e tivemos de fechar as portas. Eu não sabia o quanto era importante conhecer o seu sócio e o quanto você precisa confiar nele. Hoje, essa é uma das principais liçoes que dou em minhas palestras.”

5. Se achar que não deve, não desista

“Seis meses depois de fechar a GSA, eu ainda sentia que devia tentar de novo. Por isso, junto com meu marido, comecei a pagar as dívidas da antiga empresa e, quase sem investimento nenhum, abri a Alimex. Foi muito suado, sofrido, mas eu nunca, nunca pensei em desistir. Eu sabia que minha ideia de negócio tinha muitas chances de dar certo. Acho que todo empreendedor de verdade é abençoado com essa determinação. Para mim, funcionou.”

Fonte: Revista PEGN

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