10 resoluções de ano novo para empreendedores

10 resoluções de ano novo para empreendedores

Muitas pessoas têm o hábito de aproveitar a oportunidade para fazer promessas que deverão ser cumpridas no ano novo que chega. Mas a maioria delas nunca é cumprida de fato. Pensando um pouco além das fatídicas decisões de perder peso ou de juntar dinheiro, sugiro nesta minha última coluna do ano algumas coisas que o empreendedor nascente ou futuro dono de negócio pode incluir em sua lista de resoluções de ano novo.

1. Ver dificuldades como oportunidades O empreendedor é otimista e consegue enxergar oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas, barreiras e limitações. Para aprender a empreender, é importante começar a cultivar a visão de que há grandes chances de que, por trás de um obstáculo, exista pelo menos uma boa oportunidade. Com o tempo, essa prática vai estimulando o empreendedor a perceber coisas que as outras pessoas não percebem.

2. Aprender com os erros Erros não são desejados e as pessoas procuram evitá-los a todo custo. Ao empreender, as chances de errar são enormes, sobretudo quando é a primeira vez do empreendedor. Tomar o erro como aprendizado não só traz lições que dificilmente seriam aprendidas de outra forma, como ajuda o empreendedor a gerenciar sua expectativa e regular sua autoconfiança.

3. Escreva um grande sonho seu Muito da determinação que alimenta a energia aparentemente infindável do empreendedor vem de uma crença muito forte de que o futuro lhe reserva um destino rico em realizações e conquistas com seu negócio nascente. Quanto mais forte for essa visão do futuro, maior será sua determinação e perseverança. Um dos caminhos para construir essa visão é por meio de um sonho grande, um sonho inspirador que é construído aos poucos e se torna uma visão quando se percebe que pode ser realizado.

4. Faça uma nova amizade Empreendedores conhecem pessoas novas e diferentes todos os dias. Muitas das melhores parcerias de negócios surgem com essas pessoas, sobretudo se elas forem diferentes do empreendedor, com outras formas de pensar e características pessoais que se opõem ou complementam as do empreendedor. Ao incorporar pontos de vista diferentes, o dono do negócio aprende a encontrar uma diversidade maior de soluções para o mesmo problema.

5. Realize algo que nunca fez antes Inovar, para o empreendedor, é fazer algo diferente do que já existia. Praticar a inovação envolve, portanto, criar o hábito de sair da rotina com frequência, explorar possibilidades e alternativas, buscar novas respostas para problemas semelhantes. Ao buscar novas experiências, o empreendedor treina sua capacidade de inovar.

6. Venda algo seu Exercitar o discurso de venda, começar a perceber quais são as palavras certas e a melhor forma de articulá-las para atrair a atenção de uma pessoa, despertar o interesse de alguém sobre um determinado assunto e envolvê-lo em uma conversa sobre este tema, a ponto de aumentar sua percepção de valor sobre este produto ou serviço para só então sugerir o preço final. Essa é uma habilidade de chamamos de “vendas”: a maioria dos empreendedores bem-sucedidos tem essa habilidade ou aprendeu a desenvolvê-la.

7. Assumir algum risco Risco e erro andam juntos. Qualquer pessoa que queira inovar pretende fazer algo que não foi feito antes. Por isso, empreendedores sabem que a qualquer hora algo que foi planejado pode dar errado e tudo pode ruir. Aprender a identificar um risco, avaliá-lo e agir para minimizar sua ocorrência ou impacto provoca uma transformação na forma como o empreendedor encara a aventura de abrir seu próprio negócio. Esse tipo de habilidade o torna mais tolerante aos erros, fazendo que os veja como uma forma de aprendizado no seu negócio e em suas competências empreendedoras.

8. Conseguir um mentor Todo empreendedor possui um mentor, alguém que ele admira e em quem se espelha para desenvolver suas próprias competências. Para um empreendedor nascente, ter um mestre que já tenha passado com sucesso pela experiência de ter o negócio próprio pode representar um aprendizado inigualável. Além disso, é uma importante forma de cometer menos erros em sua própria jornada empreendedora.

9. Analisar um modelo de negócio Uma das melhores formas de desenvolver uma novo empresa, inovadora e com diferencial competitivo, é analisar outros negócios semelhantes e buscar compreender como eles funcionam, qual a lógica que faz com eles deem certo ou não. A compreensão do modelo de negócio ajuda o empreendedor a desenvolver ideias sobre como a empresa dele pode ser igual ou no que deve ser diferente, de forma a manter uma lógica que faça dar certo.

10.  Improvisar algo Empreendedores em fases iniciais não contam com todos os recursos de que gostariam e por isso, precisam aprender a improvisar para as coisas acontecerem. Saber lidar com recursos escassos, usar meios alternativos ou reaproveitar materiais são algumas das formas de improvisar que requerem criatividade por parte do empreendedor.

Fonte: PEGN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − três =