Por que descentralizar e delegar?

delegarComo é difícil delegar! Porém, mais difícil ainda é crescer sem descentralizar as decisões e delegar poder a sua equipe. Se você procurar no dicionário o significado de delegação é transferir poderes a uma outra pessoa por delegação, ou seja, transferir poderes a uma pessoa para que ela possa realizar a tarefa por você. Mas não confunda delegação de poder com delegação de responsabilidade. Quando delegamos algo a uma pessoa não deixamos de ser responsáveis pela atividade. Se transferirmos o poder e responsabilidade, deixaremos de realizar a tarefa de delegação.

No cenário de canais encontramos inúmeros casos de canais que não crescem porque centralizam o processo de vendas e técnico nos sócios. Nesta situação, me parece que nos esquecemos de uma questão simples que é nossa limitação de tempo para desenvolver todas as atividades necessárias, bem como que não conseguiremos estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Alguns donos de revendas me dizem, quando questionados sobre o tema descentralização e delegação, que delegar envolve risco e que, muitas vezes, após delegar vem o arrependimento pelo resultado ruim da execução. Não é difícil ouvir “para fazer deste jeito, eu mesmo faço!”. O aprendizado leva tempo, mas quando é absorvido por sua equipe, você terá mais tempo para a gestão e rentabilização de seu negócio. Este princípio é antigo e foi sustentado, inclusive no princípio básico do capitalismo, descrito pela lei da mais valia, termo utilizado por Karl Marx em seu livro “O Capital”. Mas como falei anteriormente, não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. Portanto, repense esta questão. Para crescer, precisamos delegar. Afinal, nos dias de hoje, não acredito que você consiga estabilizar um negócio. Ou ele está crescendo ou está decrescendo. Pense nisso!

Fonte: Portal Do Canal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 2 = nove