Estudo de viabilidade financeira minimiza riscos para empresários

3

Análise de indicadores econômicos deve ser parte integrante do planejamento
de todo novo negócio ou projeto

O sonho de todo empreendedor é fazer o seu negócio crescer, aumentando o faturamento da empresa. No entanto, com a diversidade de investimentos disponíveis atualmente no mercado, fica fácil perder o rumo e ter o projeto inviabilizado. Para ajudar os empresários a garantir os retornos esperados em cada nova empreitada, a JPG Group oferece o serviço de estudo de viabilidade financeira.

Esse tipo de análise permite que o empreendedor tenha uma visão real do potencial de retorno, com base no investimento que se espera fazer. O estudo deve ser feito sempre que houver um novo projeto em fase de avaliação – seja para intenções mais simples, como a compra de um novo maquinário, seja para propósitos mais complexos, como a expansão da empresa.

A maior dificuldade encontrada pelo empresariado gaúcho está em avaliar corretamente qual investimento é mais adequado ao seu negócio. E isso leva em consideração o conhecimento quanto a objetivo, banco, tipo de financiamento, condições de pagamento, entre outros aspectos.

– Percebemos que a maioria dos clientes não possui conhecimento sobre as linhas de crédito oferecidas por bancos como Badesul, BNDES, BRDE e Sicredi. Para que possamos realizar o sonho de cada empreendedor, precisamos de linhas de crédito de longo prazo e, neste sentido, buscamos fazer o estudo da viabilidade financeira trabalhando em parceria com contadores e gerentes de banco – destaca o presidente da JPG Group, Jaime Panerai Gavioli.

O serviço de análise inclui ainda a correta elaboração do projeto de investimento. Esse é um diferencial importante do trabalho realizado pelo JPG Group, uma vez que os bancos se baseiam nesses documentos para analisar as operações de crédito de longo prazo solicitadas pelos empresários. Por isso, as empresas precisam adequar o projeto a um conjunto de informações e necessidades apontadas pelos bancos para ter a sua necessidade viabilizada.

– Nossa experiência diz que existe muito dinheiro disponível nos bancos públicos e privados. Precisamos saber apresentar o projeto completo adequado ao canal correspondente, a fim de buscarmos a aprovação do financiamento. Para isso, temos parceria com escritórios de contabilidade, que realizam uma pré-análise, evitando que o cliente espere 90 dias para receber uma resposta negativa de uma instituição financeira. Com o projeto completo em mãos e conhecendo todos os procedimentos indicados por cada banco, a possibilidade de ter o crédito contemplado é muito grande – finaliza Gavioli.

O estudo de viabilidade financeira engloba atividades como: avaliação de mercado, projeção de fluxo de caixa, análise de indicadores econômicos e financeiros, entre outros aspectos. Tudo para dar mais segurança ao empreendedor de que a ideia escolhida tem chances efetivas de gerar os resultados esperados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + = onze