Conheça 4 dicas para entender as finanças de sua empresa

16761270Gerir bem os negócios exige um bom entendimento e planejamento do caixa

Ser um empreendedor exige muito mais do que uma boa ideia e um espírito de liderança nato. É preciso compreender a fundo o que são de fato as finanças da empresa. Por isso, se houver planejamento e algumas ações básicas, é possível fazer o negócio ser altamente competitivo e ampliar seus resultados em um tempo relativamente curto. Portanto, confira quatro dicas para entender as finanças:

 1. Vantagem competitiva

Em primeiro lugar, nada como fazer um estudo sobre a área de atuação do empreendimento. Pode ser uma pesquisa informal, tendo como principal objetivo saber qual a vantagem competitiva do seu negócio. No que ele é bom? No que se diferencia? O que oferece de novo para o seu público? A partir dessas informações, será possível planejar suas ações, que resultarão no sucesso dos seus rendimentos.

 2. Separe as finanças pessoais e profissionais

Outra ação básica é saber que a vida pessoal e a profissional de um empreendedor devem caminhar separadas. A união das duas, principalmente quando se trata de dinheiro, pode causar inúmeras confusões no caixa. Superada essa questão, é essencial que se pense no futuro da empresa e em possíveis investimentos que podem ser necessários ao longo dos meses. Portanto, é sempre bom ter uma reserva financeira extra.

 3. Planeje o fluxo de caixa

Há também que se ressaltar um dos pontos mais importantes que envolvem as finanças: o fluxo de caixa. Esse item nada mais é do que controlar, equilibrar e destinar com qualidade tudo que entra e sai de valores da sua empresa. O fluxo de caixa bem feito é aquele que programa bem seus gastos com seus ganhos, faz investimentos corretos para formar uma empresa sustentável e está sempre em dia com os valores e oportunidades que envolvem o negócio das ações de melhoria, ações corretivas em caso de desvios — o método PDCA.

 4. Contrate um contador confiável

Caso números, balancetes e relatórios não sejam o forte do empreendedor, a melhor indicação é contratar um contador confiável para ajudar nessa parte da gestão. Mas o ideal é que se faça um acompanhamento rotineiro para estabelecer quais têm sido os fatores positivos, além dos desafios do negócio.

Por fim, para que as finanças se multipliquem, há algumas regras básicas — como a de sempre planejar e nunca gastar mais do que se ganha. Esse é um dos principais problemas de muitos empreendedores brasileiros. Quando você começar a ter de volta resultado do investimento que fez na empresa, então chegou a hora de separar uma parte para o reinvestimento.

Fonte: Clic RBS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 5 = dez