Os 5 deslizes mais cometidos por empreendedores – mas que podem ser evitados

179717287Até mesmo quem conquistou o sucesso erra. Saiba quais são os equívocos mais comuns e não os repita

Errar é humano. E apesar de serem heróis, empreendedores são falíveis. Segundo Sujan Patel, consultor, empreendedor e especialista em produtividade, até mesmo os muito bem-sucedidos dão algumas mancadas. Em sua trajetória, Patel conviveu com centenas de donos de pequenos e grandes negócios – e a grande maioria deles comete erros bem parecidos.

Em artigo no site da revista “Entrepreneur”, Patel abordou alguns desses deslizes normalmente conhecidos pelos empreendedores. Saiba quais são e tente evitá-los:

1. Pare de fazer reuniões
As reuniões são hábitos consolidados no ambiente de trabalho de quase todas as empresas. É algo tão “tradicional” que muitos empreendedores, segundo Patel, nem cogitam deixar o encontro de lado. No entanto, o especialista afirma que as reuniões não são muito úteis. Não é difícil validar a opinião do colunista. Basta pensar na última reunião produtiva que você teve. Faz tempo, não?

Patel defende que os encontros não aconteçam, obrigatoriamente, semanalmente ou todo mês. Elas devem ser feitas quando necessária. Do contrário, serão desperdício de tempo e de produtividade.

2. Não se envolva em todos os projetos
Essa é para quem tem um negócio que está crescendo. No começo, é normal e até necessário que um empreendedor se dedique a todos os projetos de sua companhia. No entanto, chega um ponto em que é impossível centralizar os processos – o dia tem só 24 horas e, simplesmente, não há tempo para fazer com que todos os trabalhos tenham qualidade.

Se você ainda tem receio de delegar tarefas, pode ser que você não tenha confiança nos seus subordinados. Mas talvez eles não conquistaram a sua confiança porque não tiveram a chance de mostrar que são bons. É um ciclo vicioso. Pense nisso.

3. Ignore os seus “achismos”
Alguns empreendedores, ao terem uma ideia razoavelmente inspiradora, nem se dão ao trabalho de consultar seus clientes em potencial. Tudo fica no “achismo”. Não adianta você acreditar que pessoas vão querer comprar seu produto. Saia do escritório e vá para a rua. Pergunte ao público o que eles acham do seu produto ou serviço.

4. Não dê atenção à concorrência
É impossível fugir da concorrência. Se o negócio é inovador, logo aparecerá alguém com uma proposta semelhante. No entanto, não adianta ficar paranoico com seus competidores. A melhor estratégia é sempre se dedicar a seus clientes. Ofereça o melhor serviço que tiver, atenda bem e aperfeiçoe seus diferenciais. Táticas de espionagem, por exemplo, são antiéticas e podem arranhar a sua imagem frente ao consumidor.

5. Pense no longo prazo. Mas não tanto
Salvo raras exceções, o objetivo de um empreendedor é ter dinheiro e criar uma solução para várias pessoas. Mas o caminho é muito complicado. De acordo com Patel, é comum ver empreendedores que só pensam no fim da jornada e não percebem os obstáculos ao longo do percurso.

Ele afirma que o sucesso financeiro e a vontade de melhorar a vida dos clientes devem sempre estar na mente do empreendedor. Mas a prioridade, segundo o colunista, deve ser o crescimento no médio prazo. Trace metas semanais, mensais e anuais e faça o possível para cumpri-las. Se você tiver resiliência suficiente, é bem possível que seu objetivo final seja atingido.

Fonte: Revista PEGN

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