6 conselhos para encontrar e se relacionar com investidores

Negócios de crescimento acelerado só costumam se firmar no mercado quando ganham escala. E, para isso, os empreendedores normalmente precisam de investidores. “Há um momento como pequeno empreendedor em que você precisa dar um salto ou então acaba regredindo”, afirmou Pedro Figoli, fundador da Geofusion, durante a Open Innovation Week, que acontece nesta semana em São Paulo.

Figoli encontrou em investidores a alternativa para dar esse salto e modificar sua empresa no caminho para o sucesso. A Geofusion foi criada em 1996 como uma consultoria de marketing geográfico. Em 1999, com a bolha da internet, o empreendedor decidiu apostar na web e focar seus serviços em informações e mapas online.

Os possíveis clientes, porém, ainda tinham dificuldades para entender esse novo universo e como os mapas online poderiam ajudar seus negócios a crescer. Depois que o Google lançou o Google Maps, em 2005, ficou mais fácil explicar os serviços da Geofusion.

Para crescer e se estabelecer como uma empresa de tecnologia no valor de R$ 3 milhões, Figoli buscou investidores. Acabou conseguindo um aporte da Criatec, em 2011. Atualmente, a Geofusion tem 310 clientes e 80 funcionários. Ele compartilhou alguns conselhos importantes na hora de buscar e se relacionar com um investidor para crescer. Confira:

1. Primeiro entenda para que você precisa do dinheiro, o valor e como você vai usar o aporte. Explicar isso para seus potenciais investidores será muito importante para convencê-los.

2. Fale com o maior número de investidores e analise cada um deles: o comportamento em relação aos negócios que já receberam investimento, seu histórico de boas escolhas, mercados de maior influência, entre outros aspectos.

3. Fale com quem já recebeu investimento do mesmo investidor (ou fundo) e descubra como foi todo o processo de aporte.

4. Lembre-se de que o investidor não pode ser apenas um alternativa monetária. “Você não precisa apenas de dinheiro, mas de investidores que abram portas para sua empresa”, diz Figoli.

5. Depois de conseguir o aporte, você precisa adotar uma postura de transparência. Uma política de governança será um dos pilares que sedimentará sua relação de confiança com investidores. É importante mostrar números e resultados até que sua empresa se estabilize. Depois disso invista no planejamento estratégico para crescer com consciência e cuidado.

6. Todo novo investidor deve dar à empresa mais agressividade e competitividade no mercado.

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