4 temas de investimentos para se considerar no ambiente pós-eleições

financasDefinido o resultado da eleição presidencial, os brasileiros precisam voltar a analisar o cenário macroeconômico para decidir onde alocar os recursos disponíveis para investimento.

Não há como negar que a próxima administração terá que enfrentar um cenário econômico extremamente desafiador. Este cenário envolve crescimento reduzido, inflação elevada com preços administrados – e represados – que precisarão ser reajustados, taxa de câmbio volátil e, muito importante, necessidade urgente de resgatar a credibilidade na condução da política fiscal.

É um cenário bastante complexo que leva investidores, incluindo-se aí também empreendedores, a assumirem atitudes bastante conservadoras.

Entretanto, para aqueles que buscam fazer crescer seus respectivos patrimônios, não existe alternativa que não seja assumir riscos e investir em renda variável, seja na Bolsa de Valores, seja em investimento direto, como por exemplo, investimento-anjo ou mesmo empreendendo.

Gostaria de enfatizar que no Brasil de hoje (e já considerando as oportunidades existentes no mercado de ações local) o investimento mais atraente é investir diretamente em empresas, via um portfólio de investimentos anjo. No entanto, entendo que para a maioria, este tipo de investimento ainda é excessivamente arriscado e de acesso limitado.

De qualquer maneira, para investidores que concordam com a necessidade de investir em renda variável para conseguir crescer seus patrimônios, gostaria de listar quatro temas de investimento. Eu acredito que eles se provarão vencedores no ambiente de negócios esperado para o Brasil nos próximos cinco anos:

1. Exposição a setores e empresas que se beneficiarão da transferência de responsabilidades do setor público para o setor privado. Acredito fortemente que duas questões presentes hoje na sociedade brasileira servirão de estímulos para que as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) acelerem o processo de transferência de serviços do setor público para o setor privado: 1) restrições fiscais que limitam a capacidade do setor público de investir e 2) maior demanda da sociedade por serviços de qualidade. Setores que se beneficiarão deste processo são infraestrutura, saúde e educação;

2. Continuidade do processo que chamaria de desconcentração da economia Brasileira. Os programas sociais do governo continuarão a ser importantes vetores para o crescimento econômico de regiões mais pobres tais como o Norte e o Nordeste. Estas Regiões, juntamente como o Centro-Oeste, deverão apresentar taxas de crescimento econômico superiores aos mais desenvolvidos Sul e Sudeste. Empresas e projetos que tenham exposição ao crescimento superior das regiões menos desenvolvidas deverão apresentar rentabilidades atraentes. Consumo de itens de baixo valor agregado focados no Norte e Nordeste é um segmento onde veremos retornos bem interessantes;

3. Produtos e serviços que resolvam de forma inovadora problemas da sociedade brasileira. A sociedade Brasileira ainda é um “trabalho em construção”.  Não dá para negar que existem enormes problemas a serem resolvidos. O empreendedorismo pode e deve ser usado como ferramenta para solução ou pelo menos mitigação de vários destes problemas. Além de saúde e educação, mencionaria aqui duas outras áreas onde empreendedorismo e inovação podem ser usados na resolução ou mitigação de problemas: mobilidade urbana e segurança pública.

4. Buscar investir onde o Brasil tem vantagens competitivas. Agricultura é certamente um setor onde o país continuará a ter vantagens competitivas. O tamanho do mercado interno é outro fator que diferencia o Brasil da grande maioria dos países. Portando, investir em empresas e projetos de boa qualidade, com foco em produtos e serviços de baixo valor unitário uma vez que a renda média ainda é reduzida, e que se beneficiem do fato de o país ser um mercado de consumo gigantesco, faz todo sentido.

Para concluir, e considerando as dificuldades do cenário macro esperadas para os próximos meses, gostaria de resgatar uma das mais lembradas declarações de Albert Einstein: “é no meio de dificuldades que aparecem as melhores oportunidades”.

Fonte: Revista PEGN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 5 = treze