10 valores que fazem dos empreendedores pessoas únicas

10 dicasPara os bem-sucedidos, a perfeição é inimiga do progresso e não existe fórmula mágica para o sucesso

Segundo Jayson DeMers, do site Entrepreneur, o empreendedor é um tipo único de pessoa. “Enquanto alguns fantasiam sobre o glamour de criar o seu negócio e ser o seu próprio patrão, os empreendedores entendem que, mesmo com todas as vantagens, esse caminho é difícil e complicado”, diz.

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo não só abandonaram seus empregos para perseguir uma ideia como também possuem uma mentalidade empreendedora que, de acordo com DeMers, corresponde a um conjunto de perspectivas e valores únicos.

Veja abaixo a lista feita pelo autor com as dez coisas que comprovam que empreendedores bem-sucedidos pensam e agem diferente dos demais:

1. Desafios são oportunidades
Contratempos, obstáculos e desafios são elementos comuns no empreendedorismo. A maioria das pessoas reage a esses obstáculos com estresse e pessimismo, atitudes negativas que só impedem o progresso. Como empreendedor, você vai encontrar tantos desafios que simplesmente não poderá se dar ao luxo de reagir dessa maneira. “Portanto, veja o problema como uma oportunidade para crescer”, diz.

2. Concorrentes são ótimos objetos de pesquisa
Em vez de ver os concorrentes como ameaça, os empreendedores os enxergam como fonte de aprendizado. “Estudando a fundo os seus concorrentes, você poderá identificar seus pontos fracos e melhorar o seu negócio. Tire o melhor proveito das informações”, afirma.

3. Tudo requer esforço
No empreendedorismo, muitas armadilhas podem perturbar ou destruir o seu negócio. Os empresários bem-sucedidos estão cientes disso e sabem que tudo, desde o desenvolvimento de produtos até vendas e marketing, exige um esforço significativo para alcançar o sucesso. “Em vez de procurar atalhos, empreendedores de sucesso se esforçam em todos os sentidos e, quando atingem o objetivo, já se preparam para alcançar o próximo”, diz.

4. A perfeição é inimiga do progresso
Ninguém entende melhor essa questão do que os empresários. A perfeição é, muitas vezes, o que atrasa a evolução do negócio. “O tempo que você gasta tentando aperfeiçoar aqueles últimos detalhes é, provavelmente, um tempo perdido”, afirma.

5. Grandes coisas surgem de pequenas ações
Isso funciona tanto para a solução dos problemas quanto para novas ideias. “Por exemplo, em vez de ver uma campanha de marketing como uma maneira rápida de obter novos negócios, os empresários trabalham os componentes do marketing (blogs, marketing de mídia social, etc.) de maneira individual, aproveitando as vantagens de cada um. Eles quebram grandes projetos em campanhas menores, porém mais gerenciáveis”, diz.

6. Erros são saudáveis
Empreendedores bem-sucedidos muitas vezes erram. A diferença é que eles não têm medo de cometer erros e sabem como aprender com eles. “Errar é saudável e normal. Não perca tempo fazendo tudo o que pode para evitá-los. Reconheça os erros, descubra o que você pode fazer para melhorar e siga em frente”, afirma.

7. Não existe fórmula mágica
Os empresários bilionários que você vê todos os dias no noticiário não alcançaram o sucesso porque tropeçaram aleatoriamente em uma grande ideia. “Eles chegaram lá porque derramaram anos de esforço e paixão em um sonho. Mesmo as melhores ideias do mundo exigem paciência, habilidade e esforço para atingir o sucesso”, diz.

8. Abertura externa é imprescindível
Empresários precisam ser bons comunicadores e isso significa ouvir até mesmo pessoas com ideias e opiniões diferentes. E não é tarefa fácil. Muitos donos de empresas mantêm suas diretrizes muito rígidas, restringindo a sua capacidade de crescer. Já o empreendedor bem-sucedido está constantemente à procura de novas pessoas e experiências, que vão desafiar sua maneira de pensar e irão fazê-lo ver as coisas sob uma nova perspectiva.

9. Disciplina é pré-requisito
As pessoas de sucesso veem a disciplina como algo normal. É claro que você não tem de ser um líder de estilo militar para ser disciplinado. No entanto, é preciso identificar o que você quer e estar preparado para fazer o que for preciso para obtê-lo, inclusive cumprir horários e manter uma rotina.

10.  Empreendedorismo é um estilo de vida
Empreendedores acordam como empreendedores, vão ao trabalho como empreendedores, voltam para casa como empreendedores e vão para a cama como empreendedores. “A vantagem disso é que você tem total controle sobre seu negócio e suas escolhas profissionais”, diz.

A (possível) desvantagem dessa situação é que você vai levar o seu negócio aonde quer que você vá. “O empreendedorismo se torna o seu trabalho e sua vida, e você precisa estar preparado para isso”, afirma.

Fonte: Revista PEGN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = dois