Além da própria capacidade, empresas da cadeia de calçados devem avaliar os aspectos externos, como concorrentes, fornecedores e clientes.
Para serem competitivas, as empresas do setor coureiro-calçadista devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos concorrentes e dos mercados consumidores e fornecedores. Assim como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.
Fatores externos
O mercado está baseado em três pilares:
- Consumidores (clientes);
- Fornecedores;
- Concorrentes.
Eles funcionam de maneira integrada, mas é muito importante entender bem a função e as características de cada um.
Mercado consumidor
É formado pelas pessoas ou empresas que compram um determinado produto ou serviço. São os clientes.
O consumidor final da indústria coureiro-calçadista é alcançado por meio de uma rede de representantes comerciais e lojistas, tanto no mercado interno quanto no externo.
Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado consumidor:
- Definição do público-alvo;
- Distribuição geográfica dos clientes;
- Fatores decisivos no momento da compra;
- Tamanho do mercado;
- Perspectivas de crescimento.
Mercado concorrente
É composto pelas empresas que oferecem produtos (ou serviços) iguais ou muito parecidos. Elas atendem ao mesmo público e atuam na mesma região.
É fundamental saber quem são os concorrentes, quantos são e como atuam. Analisando a concorrência, é possível identificar novas maneiras de atender aos clientes e novos mercados. Desse modo, aprimorar a estratégia de vendas.
Alguns aspectos importantes devem ser observados na análise dos concorrentes:
- Identificação de cada concorrente;
- O porte;
- Avaliação dos pontos fortes e fracos;
- Comparação estratégica da empresa com a concorrência.
Mercado fornecedor
É o conjunto de empresas que fornecem os recursos necessários para que outra empresa e seus
concorrentes possam fabricar produtos e serviços.
Na análise do mercado fornecedor, é importante observar:
- Matérias-primas e mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa;
- Identificação dos fornecedores;
- Localização dos fornecedores;
- Condições de negociação e pagamento;
- Análise comparativa de fornecedores (qualidade, preço, prazo de entrega etc.).
Fatores internos
Conhecer a estrutura de funcionamento da empresa é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Em geral, uma empresa se divide nas seguintes áreas:
- Administração de marketing e comercialização;
- Administração de produção;
- Administração de recursos humanos;
- Administração de finanças.
É comum que os empresários se dediquem intensamente a um dos setores e descuidem dos outros. Por exemplo, muitos do setor coureiro-calçadista se envolvem profundamente com a parte operacional da produção e se esquecem do planejamento da produção e dos demais setores da empresa.
A gestão da empresa também deve ser integrada e estratégica. Isso significa que ela precisa ser administrada a partir da integração de todos os setores. As metas e resultados devem ser avaliados de acordo com a realidade do mercado.
Áreas da empresa
Produção
Uso dos recursos materiais necessários às operações da empresa.
Itens básicos de análise:
- Definição da capacidade produtiva;
- Avaliação do processo de produção;
- Evoluções para melhorar o uso dos recursos
Recursos Humanos
Pessoas que trabalham na empresa.
Itens básicos de análise:
- Seleção adequada de funcionários;
- Capacitação dos funcionários;
- Avaliação dos resultados no trabalho conforme metas estabelecidas
Finanças
Tudo o que se refere às receitas, às despesas, aos financiamentos e aos investimentos necessários para o alcance dos objetivos propostos.
Itens básicos de análise:
- Composição de custos e formação de preços;
- Controles financeiros;
- Análise e planejamento financeiro
Comercialização e marketing
Define como o produto deve ser colocado no mercado e como serão vendidos.
Itens básicos a considerar:
- Satisfação dos clientes;
- Supervisão de vendas;
- Sazonalidade das vendas;
- Definição de política comercial;
- Plano de marketing.