Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado

Conheça bem o mercado

Conheça bem o mercado

Além da própria capacidade, empresas da cadeia de calçados devem avaliar os aspectos externos, como concorrentes, fornecedores e clientes. 

Para serem competitivas, as empresas do setor coureiro-calçadista devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos concorrentes e dos mercados consumidores e fornecedores. Assim como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.

Fatores externos

O mercado está baseado em três pilares:

  • Consumidores (clientes);
  • Fornecedores;
  • Concorrentes.

Eles funcionam de maneira integrada, mas é muito importante entender bem a função e as características de cada um.

Mercado consumidor

É formado pelas pessoas ou empresas que compram um determinado produto ou serviço. São os clientes.

O consumidor final da indústria coureiro-calçadista é alcançado por meio de uma rede de representantes comerciais e lojistas, tanto no mercado interno quanto no externo.

Alguns aspectos importantes a serem observados na análise do mercado consumidor:

  • Definição do público-alvo;
  • Distribuição geográfica dos clientes;
  • Fatores decisivos no momento da compra;
  • Tamanho do mercado;
  • Perspectivas de crescimento.

Mercado concorrente

É composto pelas empresas que oferecem produtos (ou serviços) iguais ou muito parecidos. Elas atendem ao mesmo público e atuam na mesma região.

É fundamental saber quem são os concorrentes, quantos são e como atuam. Analisando a concorrência, é possível identificar novas maneiras de atender aos clientes e novos mercados. Desse modo, aprimorar a estratégia de vendas.

Alguns aspectos importantes devem ser observados na análise dos concorrentes:

  • Identificação de cada concorrente;
  • O porte;
  • Avaliação dos pontos fortes e fracos;
  • Comparação estratégica da empresa com a concorrência.

Mercado fornecedor

É o conjunto de empresas que fornecem os recursos necessários para que outra empresa e seus
concorrentes possam fabricar produtos e serviços.

Na análise do mercado fornecedor, é importante observar:

  • Matérias-primas e mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa;
  • Identificação dos fornecedores;
  • Localização dos fornecedores;
  • Condições de negociação e pagamento;
  • Análise comparativa de fornecedores (qualidade, preço, prazo de entrega etc.).

Fatores internos

Conhecer a estrutura de funcionamento da empresa é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Em geral, uma empresa se divide nas seguintes áreas:

  • Administração de marketing e comercialização;
  • Administração de produção;
  • Administração de recursos humanos;
  • Administração de finanças.

É comum que os empresários se dediquem intensamente a um dos setores e descuidem dos outros. Por exemplo, muitos do setor coureiro-calçadista se envolvem profundamente com a parte operacional da produção e se esquecem do planejamento da produção e dos demais setores da empresa.

A gestão da empresa também deve ser integrada e estratégica. Isso significa que ela precisa ser administrada a partir da integração de todos os setores. As metas e resultados devem ser avaliados de acordo com a realidade do mercado.

Áreas da empresa

Produção

Uso dos recursos materiais necessários às operações da empresa.

Itens básicos de análise:

  • Definição da capacidade produtiva;
  • Avaliação do processo de produção;
  • Evoluções para melhorar o uso dos recursos

Recursos Humanos

Pessoas que trabalham na empresa.

Itens básicos de análise:

  • Seleção adequada de funcionários;
  • Capacitação dos funcionários;
  • Avaliação dos resultados no trabalho conforme metas estabelecidas

Finanças

Tudo o que se refere às receitas, às despesas, aos financiamentos e aos investimentos necessários para o alcance dos objetivos propostos.

Itens básicos de análise:

  • Composição de custos e formação de preços;
  • Controles financeiros;
  • Análise e planejamento financeiro

Comercialização e marketing

Define como o produto deve ser colocado no mercado e como serão vendidos.

Itens básicos a considerar:

  • Satisfação dos clientes;
  • Supervisão de vendas;
  • Sazonalidade das vendas;
  • Definição de política comercial;
  • Plano de marketing.
Fonte: Sebrae Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× cinco = 30