“O mercado de cupons de desconto online deve atingir sua maturidade no Brasil nos próximos três anos, impulsionado pelo crescimento da internet e do e-commerce no país”. A afirmação é de Fernanda Junqueira, cofundadora e CEO do CupoNation, portal de cupons de descontos e ofertas online do fundo de investimentos alemão Rocket Internet.
Fundado em dezembro de 2012, inicialmente no Brasil, na Índia e na Polônia, o CupoNation chega ao seu segundo aniversário com a marca de R$ 100 milhões em economia gerada aos seus consumidores no mundo todo. Hoje, a startup está presente em 15 países na América Latina, Europa, Ásia e Oceania e reúne mais de 18 milhões de consumidores que já compraram online utilizando seus cupons e ofertas.
No Brasil, o site mantém cerca de 4,5 mil cupons e ofertas simultâneos e registra cerca de 1,5 milhão de páginas vistas por mês, bem mais do que as 20 mil da época de seu lançamento.
Tradicionais no mercado americano, os cupons de desconto e os sites de cashback (dinheiro de volta) parecem estar ganhando força no Brasil. “Identificamos que, após as primeiras compras online, os brasileiros passam a se sentir mais à vontade e começam a procurar as melhores ofertas. É nessa fase que o usuário começa a usar o nosso portal”, diz Fernanda.
Neste ano de 2014, a startup alemã 6colors trouxe para o Brasil o serviço Cuponzar, que oferece gratuitamente cupons de desconto para as principais lojas virtuais brasileiras, e a Moo.ba chegou ao mercado com um investimento de R$ 500 mil para atuar com “cashback”. Também em 2014, o Groupondeixou de ser um site de compras coletivas para ser uma plataforma online de cupons de desconto.
Prova de que o mercado vem se difundindo nos últimos anos é o crescente número de parceiros do CupoNation. Na época de seu lançamento, o site tinha parceria com cem varejistas online. Hoje, são mais de 2,5 mil, entre grandes e pequenas lojas online.
Para ingressar no mercado, o CupoNation recebeu um aporte de R$ 23 milhões. Em fevereiro do ano seguinte, 2013, levantou mais R$ 2,6 milhões da Holtzbrinck Ventures.
A startup não divulga seu faturamento, mas estima que o mercado inteiro de cupons de descontos online no Brasil tenha uma receita anual de R$ 45 milhões, valor que deve triplicar nos próximos anos.
Fonte: PEGN