Calcular corretamente os preços é essencial para a saúde financeira dos negócios.
O preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o lucro desejado pela empresa.
Analisando o quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com praticado no mercado.
Os fatores que determinam o preço são: posicionamento, objetivos da empresa, novos produtos e flexibilização.
Posicionamento
O preço pode determinar o posicionamento da sua empresa. Algumas empresas desejam passar uma imagem aos seus compradores de preços imbatíveis, outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos, levando em conta o status como ferramenta principal na aquisição dos produtos/serviços.
Objetivos
Os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos, como alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição, maximizar o lucro e assegurar sua própria sobrevivência.
Novos produtos
A empresa pode fixar preços relativamente baixos para entrar no mercado em uma tentativa de obter uma fatia de mercado e expandir a demanda pelo seu produto.
No entanto, para os consumidores, é difícil julgar a qualidade de alguns produtos e serviços quando não se pode testá-los antes da compra e, muitas vezes, os consumidores podem nivelar a qualidade do produto por baixo, devido ao preço.
No caso de inovações, é possível definir preços em um nível mais alto e baixá-los gradativamente. Nesse caso, é necessário que o consumidor esteja disposto a pagar um preço alto e que a concorrência não possa entrar rapidamente com produtos similares.
Flexibilização
Essa política permite à empresa definir preços diferentes de acordo com o perfil de cada comprador.
Os preços não são estáticos e podem ser alterados pela prática de descontos e promoções:
- Preços promocionais. Reduções planejadas de curto prazo para criar um incentivo para os consumidores;
- Preços por segmentos diferentes. Entradas de cinemas pela metade do preço para idosos e estudantes, por exemplo;
- Por regiões geográficas. Dependendo da região, os preços variam devido ao transporte, impostos, entre outros fatores;
- Por sazonalidade. Guarda-chuva e óleo de bronzear têm preços baixos no inverno, pois a demanda por esses produtos é menor nessa época do ano;
- Personalizados. Variações significativas de preços de acordo com o perfil de compra do consumidor. Uma agência de turismo pode elaborar um pacote personalizado e cobrar pelas variações nos serviços adicionados. Uma empresa pode diferenciar seu preço de acordo com o potencial de compra de um determinado cliente;
- Descontos para pagamentos antecipados ou à vista;
- Descontos por volume de compra;
- Concessões para promoções de vendas. Descontos que varejistas recebem por colocarem os produtos do fabricante em locais estratégicos ou promover os seus produtos.
Não se esqueça de considerar o preço dos concorrentes. Defina políticas de descontos e condições de vendas para seus clientes.
Faça testes de preços com os clientes, analise as variações de vendas a partir de modificações nos preços e controle do volume de vendas.
Fonte: Sebrae