Levantar fundos para um projeto através do financiamento coletivo é uma possibilidade real. Mas será que o sucesso é igual para todos? Certamente não.
Desde sua fundação em 2009, o Kickstarter – uma das plataformas de financiamento coletivo mais conhecidas do mundo – já viu mais de 70 mil campanhas alcançarem o sucesso. Só que mais de 100 mil não deram certo.
Para entender melhor quais projetos têm mais apelo no site de financiamento coletivo, a equipe do Panabee, uma empresa de publicidade focada em startups, analisou as 50 campanhas de maior sucesso na plataforma em 2013 em cada categoria. Veja as conclusões.
1. O típico apoiador das campanhas de tecnologia se compromete, em média, com US$ 75, valor que é a soma da média dos apoiadores de projetos de jornalismo, música e editoração.
2. Mais de 52% dos apoiadores contribuíram com US$ 50 ou menos em sete categorias. Isso mostra que vale a pena oferecer valores baixos para participar.
3. Os projetos de cultura são uma exceção: contribuições de US$ 500 ou mais financiaram 46% das campanhas de teatro.
4. Campanhas relacionadas a design ultrapassaram suas metas em 771%. Tecnologia e games aparecem na sequência das mais superfinanciadas. Já os projetos de dança superaram os objetivos em apenas 5%.
5. As melhores campanhas duraram entre 30 e 35 dias.
6. As opções de compra variam: enquanto os projetos de música e filmes ofereceram a maior quantidade de recompensas (21, em média), os de dança disponibilizaram apenas 9.
7. Projetos de games são os que mais arrecadam: em média, US$ 783 mil. Em seguida aparecem os de tecnologia (US$ 499 mil) e os de design (US$ 335 mil). Já os de jornalismo e os de artesanato levantam, em média, apenas US$ 9 mil e US$ 11 mil, respectivamente
8. Os projetos de games também atraem mais apoiadores: 8.070, em média.