Toda empresa enfrenta momentos em que é preciso apertar o cinto e reduzir os custos. Se este é o seu caso no momento, atenção. A estrategista de negócios Carol Roth, apontou para a revista “Entrepreneur” quais são os três erros mais comuns que devem ser evitados a todo custo em momentos como esse.
1. Cortar nos serviços ao consumidor
Em empresas pequenas, reduzir custos em áreas que afetam diretamente o cliente é um erro. Se você tem uma loja ou um restaurante e demite um funcionário, a qualidade de seu serviço vai cair. O impacto na satisfação dos clientes será direto.
2. Diminuir sua verba de marketing
Outra tentação dos empreendedores que precisam cortar custos é limar o valor reservado anteriormente ao marketing. Você pode até pensar que isso não afeta diretamente seu negócio, mas essa ideia está totalmente errada. Cortar sua verba de marketing significa reduzir seus futuros clientes e, consequentemente, o crescimento do seu negócio. Se o momento econômico for ruim e seus concorrentes também estiverem enfrentando reduções de custos, manter sua verba de marketing poderá ser útil para atrair mais clientes.
3. Acabar com ações voltadas aos funcionários
Você faz todo mês ou toda semana um café da manhã ou uma festinha com os colaboradores para comemorar os aniversariantes, por exemplo? Imagina que esse é um dinheiro que pode ser cortado sem causar problemas? Errado. Pequenas coisas fazem com que seus funcionários se sintam mais valorizados e ajudam a levantar o moral no ambiente de trabalho. Colaboradores felizes trabalham melhor.
Fonte: Revista PEGN