A arquiteta Priscila Nunes diz que a organização da vitrine pode influenciar nas vendas
Se você é lojista, já deve saber que a aparência da loja é um fator que impacta diretamente nos resultados do negócio. Por isso, vale gastar algum tempo pensando em como deve ser o espaço ideal para atrair mais clientes.
Sócia-fundadora da Project Plan, uma empresa que atua no segmento de arquitetura, engenharia e gerenciamento de obras, a arquiteta Priscila Nunes listou cinco dicas que podem deixar sua loja mais atrativa.
1. Vitrine
Vitrine mal organizada e que acumula poeira reduz as chances de venda. “A primeira coisa que o cliente vê é a vitrine, por isso a dica é usar o espaço com cautela, sem expor produtos demais”, afirma Priscila. Se a entrada da loja é pequena, melhor dar preferência ao acesso dos clientes, ampliando a porta e transformando o interior da loja em uma grande vitrine.
2. Acabamento e decoração
Antes de decidir quais materiais de acabamento e objetos decorativos serão utilizados na loja, é importante considerar o produto que será vendido, o perfil do cliente e a identidade da marca. “Uma empresa que trabalha com artigos e serviços de baixo custo, por exemplo, deve abusar de fórmicas e madeira. Já para quem atua em um segmento sofisticado são indicados materiais nobres como mármore e granito, combinando com elementos leves como o vidro e o aço inox.”
3. Cores
Utilizar tons fortes, divergentes da marca, e aplicá-los em espaços fechados são erros comuns. “A dica é mesclar cores neutras – como branco, cinza e bege – com as que representam a identidade da marca. Deve-se ponderar na utilização dos tons fortes para não diminuir os espaços”, diz Priscila.
4. Organização
Corredores apertados, produtos empilhados e ambiente desorganizado são alguns dos problemas mais frequentes no varejo. Segundo Priscila, mais importante que encher as prateleiras e vitrines é oferecer um ambiente confortável aos clientes e funcionários. “A circulação deve ser pensada para que as pessoas transitem tranquilamente, sem ficar esbarrando nas coisas e sentindo-se oprimidas.”
5. Conforto
Ter um espaço comercial projetado para o conforto dos consumidores traz mais seriedade à marca e aumenta as chances de concluir a venda. Fatores como climatização, iluminação, acessibilidade, lugares para sentar e os tradicionais cafezinho e água valorizam o ambiente. Os banheiros, além de respeitarem normas da vigilância sanitária, devem ser projetados para facilitar sua limpeza e manutenção, transmitindo sempre aspecto de novo.
Fonte: Revista PEGN